terça-feira, 28 de junho de 2011

SUSTENTABILIDADE GANHA DESTAQUE NA FRANCAL 2011



PIONEIRA EM PROMOVER PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO SETOR DE EVENTOS DE NEGÓCIOS, A FRANCAL FEIRAS, EM PARCERIA COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DA NATUREZA, FAZ A RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E A NEUTRALIZAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO DA FEIRA DESDE A ETAPA DE MONTAGEM DOS ESTANDES.



Durante a FRANCAL 2011, a Francal Cidadania, área de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras, reforça seus dois principais projetos de preservação ambiental. Parceiro da promotora, o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza - é a entidade responsável pela gestão dos processos de neutralização das emissões de gás carbônico e pela reciclagem dos resíduos sólidos gerados durante a montagem, realização e desmontagem da feira.



Reciclagem
No pavilhão é feita a separação do material reciclável, levado em seguida para o galpão das cooperativas de catadores a fim de passar pelos processos de triagem (separação por tipo de material), prensagem, pesagem e comercialização.

As cooperativas escolhidas para esta edição, sob coordenação do IBDN, são o Projeto Coorpel, do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e a Recifran, do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), ambas localizadas na região central da capital paulista. As cooperativas mantêm convênios com a prefeitura e atuam com pessoas em situação de rua.

A coleta seletiva no pavilhão permitirá que toneladas de resíduos sólidos sejam convertidas em renda para esses catadores, já que o valor arrecadado com a venda é dividido entre os cooperados. Além disso, a atividade diminui a pressão exercida atualmente sobre os já saturados aterros sanitários.

Outra novidade organizada pelo IBDN e a Francal Cidadania será a instalação de um estande para um grupo de artesãos da Oficina Arte e Luz da Rua, coordenado pela alemã Hedwig Knist, conhecida como Edwiges, agente da Pastoral do Povo da Rua. Os artistas criarão peças a partir do lixo gerado na própria feira.

A fim de evitar o desperdício e garantir o resultado de todo o processo, o IBDN faz o monitoramento inclusive nas etapas de montagem e desmontagem dos estandes das empresas expositoras e, durante a feira, coloca monitores ambientais nos corredores para orientar os visitantes sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.

NeutralizaçãoA Francal Cidadania e o IBDN cuidam também da neutralização do gás carbônico emitido pela FRANCAL 2011 por meio da aferição de itens que envolvem a organização do evento, tais como consumo total de água e energia elétrica, meios de transporte e consumo de combustível com deslocamento do staff da promotora, quantidade de material de divulgação impresso e distribuído, entre outros.

Ao final das feiras, será gerado um inventário de sustentabilidade com o calculo de gás carbônico liberado na atmosfera e a recomendação do plantio de mudas necessário para fazer a respectiva mitigação.

Francal Cidadania
Criada há mais de 10 anos de forma pioneira do segmento de feiras de negócios, a Francal Cidadania se sustenta sobre quatro pilares, cada um deles com projetos voltados aos públicos-alvos específicos e integrados à atividade principal da Francal Feiras, a promoção de eventos de negócios.

São eles:
Meio Ambiente: compreende atividades, dentro de seus eventos, para controle de riscos ambientais, educação ambiental, neutralização do gás carbônico gerado e a coleta seletiva em pavilhão, com a inclusão social dos catadores;
Comunidade: voltado às ações de auxílio e apoio às entidades ou instituições que promovem inclusão social por meio de parcerias com empresas expositoras. Já implementou com sucesso programas de arrecadação de produtos com fabricantes de calçados (“Pé Calçado”), brinquedos (“Brinquedoteca Francal Cidadania”) e material escolar (“Escolar Adota uma Escola”);
Rede Francal Cidadã: amplia projetos de responsabilidade social e incentiva uma rede que multiplique as boas práticas;
Público Interno: zela pelo bem-estar e pelo desenvolvimento social e profissional de seus colaboradores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...