terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tecnologia a bordo



Um veículo que vai pensar e basicamente dirigir por você, sua função é programar, relaxar e curtir a viagem. Os painéis dos carros viram um computador de bordo, que trás tecnologia com câmeras para estacionar e informações de como está o óleo, os freios e os pneus do seu automóvel. O seu celular pode interagir com o veículo e ser usado como chave, calcular se está atrasado e programar uma rota mais rápida. Se o problema for à temperatura, o automóvel consegue resfriar por igual às partes mais quentes do veículo. 
Inteligência automobilística define o carro que evita acidente, ele têm sensores que cria uma zona de proteção a sua volta e o sistema eletrônico assume o comando. Como assim? Exemplificando, um carro avisa ao outro que está chegando ao cruzamento, assim, um deles para e espera o outro passar evitando a colisão.
O modernismo atinge também o aparelho de som automotivo. A novidade é a central multimídia, o painel tem um gráfico que mostra o perfil das músicas, para um clima triste, alegre, romântico... Por meio do painel você escolhe como está seu humor e o sistema faz a busca dos hits ideais para ouvir.

Um deles é a versão 2012 da Audi A7. O carro conta com conectividade Wi-Fi para até oito dispositivos, conexão com o Google Earth (programa que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre), além de um avançado sistema de GPS integrado. O veículo também dispõe de um touchpad (dispositivo sensível ao toque) com reconhecimento de escrita à mão livre. O recurso mais moderno é o display de informações diretamente no para-brisa que mostra informações como velocidade, melhor caminho a ser tomado e avisa sobre a aproximação de objetos e outros veículos que realizem freadas bruscas à sua frente.



O outro exemplo é o Jaguar XJ 2012, que tem com iluminação em LED por todo o painel e computação de bordo que utiliza tela touchscreen (tela sensível ao toque). Além de o carro ter uma estrutura construída em liga de alumínio, os bancos traseiros trazem ajustes elétricos e funções para massagear o passageiro. 
Depois desta viagem ficou com vontade de dar uma voltinha? 

Colunista

Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...